Qualidade laboratorial, a sua segurança
Artigos

Qualidade laboratorial, a sua segurança

01/08/2023 por Nei Borba

A qualidade laboratorial abrange diversos aspectos, desde a seleção e validação dos métodos de análise até o treinamento contínuo da equipe de profissionais. Os laboratórios seguem rigorosos padrões de qualidade, adotando as melhores práticas e diretrizes regulatórias para garantir a precisão e confiabilidade dos resultados dos exames.

A utilização de tecnologia avançada e equipamentos de última geração é outro elemento essencial no compromisso com a qualidade. Investir constantemente em inovação e atualização tecnológica garante que os processos sejam eficientes e que os resultados dos exames sejam consistentes e de alta qualidade.

Além disso, a qualidade laboratorial também envolve a gestão adequada das amostras, desde a coleta até o processamento e armazenamento. Os protocolos rígidos de manipulação e rastreabilidade garantem a integridade das amostras, evitando qualquer interferência que possa comprometer a precisão dos resultados.

Os controles externos, como os realizados pelo PNCQ, são ferramentas essenciais para avaliar a precisão e a confiabilidade dos exames, pois o laboratório passa por uma série de avaliações rigorosas. Além disso, a acreditação do DICQ é reconhecida internacionalmente como um selo de qualidade. Essa certificação atesta que o laboratório atinge um altíssimo padrão de qualidade em todas as etapas dos processos, desde a coleta de amostras até a interpretação dos resultados.

Cada exame realizado tem um impacto direto na saúde do cliente. Um resultado exato e preciso pode levar a um diagnóstico precoce, permitindo um tratamento adequado e o monitoramento eficaz de condições de saúde. Por outro lado, um resultado impreciso ou falho pode levar a interpretações equivocadas, com consequências negativas para o paciente.

Não existem outras possibilidades de garantia de qualidade, sem as inclusões desses itens na rotina laboratorial.

Testes limitados às leituras de linhas em tiras de papel, ou comparados de forma visual às tabelas de cores, poderão ter alguma utilidade apenas em trabalhos de campo, onde estiverem ausentes os itens necessários e essenciais à montagem de estruturas laboratoriais.

#SBAC #ExamesPelaVida #excelencia #analisesclinicas