Jejum flexível para exames de Colesterol e Triglicérides
Artigos

Jejum flexível para exames de Colesterol e Triglicérides

Já se pode fazer exames de Colesterol e frações e também Triglicérides sem estar em jejum, desde que solicitado pelo médico.

18/12/2016 por Hugo

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) entende a preocupação dos laboratórios, médicos e clientes em relação às notícias veiculadas na mídia sobre o tempo jejum para os exames laboratoriais. Por essa razão, vem registrar seu posicionamento sobre estes fatos:

CONSIDERANDO QUE:

  1. A reunião realizada em 06/10/2016 com as sociedades científicas da área de análises clínicas/patologia clínica (SBAC e SBPC) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), discutiu somente o jejum para a realização do perfil lipídico.
  2. Existem estudos recentes demonstrando que a hipertrigliceridemia no estado pós-prandial aumenta o risco cardiovascular e que o exame, quando realizado nesta condição, é mais adequado para refletir a situação metabólica habitual do paciente, e pode ser considerado como um “novo parâmetro” para a cardiologia clínica.
  3. Para a glicemia, quando utilizada como critério diagnóstico, o tempo de jejum preconizado é de 8 horas.

SUGERE AOS LABORATÓRIOS:

  1. Realizar os exames do perfil lipídico sem jejum somente quando a solicitação médica indicar claramente esta condição.
  2. Registrar nos laudos, que o exame foi realizado “sem jejum conforme solicitação médica”.
  3. Não informar os valores de referência até que sejam definidos na próxima diretriz de dislipidemias, prevista para dentro de alguns meses. Para os demais exames o procedimento deverá continuar o mesmo, até que estudos científicos possam definir com segurança, a influência ou o grau da influência da alimentação sobre os resultados dos exames laboratoriais, inclusive revisando os valores de referência caso necessário.