Seis verdades sobre o metabolismo que não são bem assim
Artigos

Seis verdades sobre o metabolismo que não são bem assim

Será que os treinos de alta intensidade conseguem mesmo acelerar o metabolismo?Metabolismo é a palavra de ordem quando se pensa em perder peso. Um metabolismo lento está asso…

14/09/2016 por Hugo

Será que os treinos de alta intensidade conseguem mesmo acelerar o metabolismo?

Metabolismo é a palavra de ordem quando se pensa em perder peso. Um metabolismo lento está associado a uma maior dificuldade em perder peso, enquanto um metabolismo acelerado é constantemente desejado por ajudar a perder facilmente aqueles quilos extra. Mas será mesmo assim?Como mostra a revista Prevention no seu site, são muitas as ideias e teorias acerca do funcionamento do metabolismo e da forma como este interfere com a capacidade ou incapacidade de perder peso, mas (como em tudo) são também muitas aquelas que estão erradas e que não passam de mitos que nada mais fazem do que iludir as pessoas – acabando por condicionar a perda de peso.

Acreditar que o pequeno-almoço vai acelerar o metabolismo é a primeira ideia errada apresentada pela Prevention. Como explica o professor de Fisiologia do Exercício Mike Deibler, “quando tomamos o pequeno-almoço – ou qualquer refeição – dá-se algo chamado de ‘efeito térmico dos alimentos’, que é o resultado das calorias que o nosso corpo gasta para digerir a comida que ingerimos”… e nada tem a ver com um possível aceleramento do metabolismo.

É também errado pensar que comer muitas pequenas refeições é melhor para o metabolismo do que fazer apenas três por dia. Em primeiro lugar, o impacto da quantidade de refeições varia sempre de pessoa para pessoa e, segundo Deibler, comer muitas vezes por dia é, realmente, melhor para perder peso, mas em nada interfere com a velocidade do metabolismo, uma vez que a quantidade de alimentos ingeridos apenas acelera o metabolismo quando à dieta está associado um estilo de vida energético e dinâmico.
Quem pratica exercício físico com certeza que já ouviu dizer que os treinos de intensidade (HITT) aceleram o metabolismo. Mas será mesmo? Nem por isso. Embora os treinos de resistência sejam a “chave” para acelerar o metabolismo, a também fisiologista Rachel Straub explica que “o metabolismo é diretamente influenciado pela quantidade de massa muscular e mais massa muscular equivale a uma maior taxa metabólica” (sendo que a taxa metabólica é o cálculo, mais ou menos exato, da quantidade de calorias que o corpo necessita para se manter nutrido ao longo do dia).

Se o objetivo é acelerar o metabolismo durante uma ou duas horas, então são os exercícios cardiovasculares os mais indicados, diz a personal trainer Lisa Nordquist.

Achar que o metabolismo fica mais lento quando se envelhece está também errado, uma vez que tal apenas acontece quando a pessoa se rende ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares.

E por falar em alimentação, consumir café e alimentos picantes vai acelerar o metabolismo? Não necessariamente. O consumo deste tipo de alimentos e bebidas aumenta a temperatura corporal e dá um ligeiro incentivo aos níveis de energia, mas tal não significa um metabolismo mais acelerado, como revela a nutricionista Edwina Clark à Prevention.
Por fim, mas não menos errada, está a ideia de que saltar refeições deixa o metabolismo mais lento. Segundo a dietista Rachel Links, saltar refeições nada tem que ver com o funcionamento mais ou menos acelerado do metabolismo. “A pessoa teria que manter uma dieta de um valor calórico muito baixo durante um longo período de tempo, de forma a colocar o corpo num estado de fome, para atrasar o metabolismo”, afirma.

Fonte: http://www.bancodasaude.com/noticias/seis-verdades-sobre-o-metabolismo-que-nao-sao-bem-assim/