As diferenças entre sintomas da dengue, zika e chikungunya
Artigos

As diferenças entre sintomas da dengue, zika e chikungunya

Apesar de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, há diferenças entre os sintomas da dengue, zika e chikungunya, conheça-os.

05/04/2016 por Hugo

Dengue, zika e chikungunya: 3 doenças que, infelizmente, estão circulando por todo o país. Por serem transmitidas pelo mesmo moquito – Aedes aegypti -, há quem ache que são todas iguais.

Dengue

Considera a mais perigosa, a dengue registrou mais de 1,5 milhão de casos em 2015. Ainda sem tratamento, o que pode ser feito é um acompanhamento médico para alívio dos sintomas.

A infecção por dengue causa febre alta, dores no corpo, dores atrás dos olhos, nas articulações e cabeça, além de queda de plaquetas, que pode causar sérias hemorragias.

Chikungunya

No Brasil identificada pela primeira vez em 2014, os principais sintomas são febre alta de início repentino, dores intensas nas articulações das extremidades do corpo, dor de cabeça e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele.

Zika

A mais recente das infecções, o Zika foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015.

Cerca de 80% dos pacientes infectados pelo vírus não apresentam os sintomas, que são dor de cabeça, dor nas articulações, coceiras, manches vermelhas na pele e vermelhidão nos olhos.

Em casos raros, há dor de garganta, tosse e vômito.

No geral, os sintomas desaparecem entre 3 e 7 dias, exceto as dores nas articulações que podem se estender por até 1 mês.

Como evitar

A forma mais fácil de se proteger é usando repelentes de insetos e, além de exterminar o Aedes aegypti, evitar sua proliferação, eliminar os focos do mosquito.

Para mais informações sobre as doenças e como acabar com o Aedes aegypti, confira o site do Ministério da Saúde.