Alimentos para melhorar a qualidade do sono
Artigos

Alimentos para melhorar a qualidade do sono

Aprenda dicas do que comer – e o que evitar – para ter um sono mais saudável. Você não precisa dormir muito para descansar.

04/04/2016 por Hugo
Seu horário de trabalho parece ser diferente do que seu relógio biológico diz? Talvez a resposta para seu excesso de cansaço esteja na qualidade do seu sono.

33% da população mundial já sofreu ou sofre com problemas pra dormir, e as causas mais conhecidas são estresse e as preocupações do dia-a-dia; mas saiba que os alimentos que você ingere até 5 horas antes de dormir também podem fazer a diferença no seu descanso.

Comer carboidratos ou proteínas?
Os dois.

Um importante aminoácido responsável para induzir o cérebro ao sono é o triptófano, um precursor de serotonina e da melatonina. Ele está presente em alimentos protéicos, como iogurte, leite, banana, frango e ovo.

Mas para esse aminoácido ter efeito, ele precisa ter barreira livre no sangue para chegar ao cérebro. Para isso, é necessário ingerir carboidratos ricos em insulina, que ajuda a retirar outros aminoácidos do fluxo sanguíneo – e dar a passagem necessário ao triptófano chegar ao cérebro.

Bebidas que ajudam a dormir

  • Chá de ervas
Acredita-se que os chás de ervas ajudam a diminuir a ansiedade pelo aumento dos níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, uma substância que ajuda a regular as células nervosas.

Os chás mais recomendados são de valeriana e camomila, este último apontado como um relaxante muscular, por meio da glicina.

  • Leite morno
O leite contêm triptófano e melatonina – hormônio que ajuda com a sonolência. Misturado a um cereal você terá uma combinação de proteínas e carboidratos, solução mencionada anteriormente.

O que evitar

  • Café
O café evita que durmamos profundamente, atrasando a produção de melatonina em até 40 minutos. Pessoas com menor tolerância a bebida devem evitar toma-lo até mesmo no período da tarde.

  • Álcool
Apesar de facilitar para pegar no sono, o álcool altera os ciclos do sono pesado, perturbando os patrões que seu corpo já estabeleceu. Isso faz com o que você tenha um sono que descanse menos.

  • Pimenta
Comida apimentada antes de dormir? Melhor não. A pimenta provoca indigestão e aumenta a temperatura média corporal, prejudicando o sono.